Notícias

Endometriose Profunda - Clínica Doutor Dorgan

Endometriose Profunda

A endometriose é uma doença inflamatória que acontece quando as células do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, crescem e causam lesões em outras partes do organismo. É mais comum nos órgãos do baixo abdômen, sistema reprodutivo, bexiga e intestino.

A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença, que inicialmente têm entre um e dois milímetros, infiltram-se na parede de um órgão por mais de cinco milímetros. Os sintomas no período menstrual tornam-se bem mais intensos, e a paciente, dependendo do local afetado, pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico imediato.

Os sintomas mais frequentes da endometriose profunda são:

· Fortes cólicas menstruais, por vezes incapacitantes
· Dor durante a relação sexual, ao evacuar e ao urinar.

A infertilidade também é comum. Além disso, dependendo da área atingida, é possível ocorrer queixas dificilmente relacionadas a problemas ginecológicos, como dor no quadril, nas pernas e etc.
Os exames para diagnóstico e acompanhamento da endometriose profunda são a ressonância magnética e a ultrassonografia transvaginal.

O atraso no tratamento da endometriose profunda pode trazer situações perigosas. Quando há envolvimento extenso no intestino, é possível ocorrer obstrução intestinal. Se a bexiga e os ureteres forem afetados, pode haver dilatação dos rins e perda de funções renais. As chances de a endometriose profunda evoluir para câncer existem, mas é importante destacar que são extremamente baixas.

O tratamento da endometriose profunda pode ser feito inicialmente com anticoncepcionais de uso contínuo, que bloqueiam o fluxo menstrual e minimizam as dores típicas do período, ou procedimento cirúrgico.
Outro aspecto importante na escolha do tratamento é a vontade de engravidar, visto que os anticoncepcionais eliminam essa possibilidade enquanto estão sendo usados.

Ao contrário do que diz o mito responsável pelo sofrimento emocional de muitas mulheres, cólicas menstruais fortes não são normais.
#clinicadrdorgan #colicamenstrual #endometriose #endometrioseprofunda #videolaparoscopia #saudeebemestar

Open chat
Precisa de Ajuda?