Diagnóstico precoce e a Endometriose

O Diagnóstico precoce é chave para sucesso no tratamento da endometriose. Apesar de sua alta incidência, a endometriose ainda é uma doença diagnosticada tardiamente.

Disseminar informações sobre o assunto continua sendo um dos maiores desafios dos ginecologistas. Ensinar a mulher a identificar os primeiros sinais da doença, se possível ainda na adolescência, e adotar questionamentos mais específicos nas consultas de rotina são algumas iniciativas para tentar identificar precocemente o problema.

O risco de endometriose pode ser maior em mulheres cujas mãe e irmãs sofreram do mal, sugerindo fatores genéticos envolvidos.

Outras pesquisas indicam problemas imunológicos que reduziriam as defesas do organismo e facilitariam o crescimento do endométrio em outros órgãos.

Mas há um perfil comum entre mulheres com o problema: são bem ativas, ansiosas, com atividade profissional intensa, que mesmo com dor, continuam com suas rotinas – o que explica por que a endometriose é chamada de doença da mulher moderna.

A boa notícia é que, com o avanço das pesquisas e a melhora progressiva da qualidade dos exames, a endometriose pode ser diagnosticada e tratada precocemente.

As cirurgias laparoscópicas, por exemplo, são muito eficazes e muitas resolutivas.