Cirurgia Íntima

Existem vários tipos de cirurgia íntima feminina disponíveis atualmente, cada um com diferentes objetivos e técnicas cirúrgicas para atender às necessidades e desejos de cada paciente.Os principais tipos estão descritos a seguir.

NINFOPLASTIA OU LABIOPLASTIA

A ninfoplastia, também conhecida como labioplastia ou redução dos pequenos lábios, é uma cirurgia íntima feminina que remove o excesso de tecido que forma os lábios internos, os chamados pequenos lábios vulvares. Esse procedimento é comumente realizado em mulheres que sentem desconforto ou constrangimento por terem os lábios internos hipertróficos ou assimétricos, e a quantidade de tecido removido dependerá das necessidades individuais da paciente e do objetivo desejado. Algumas pacientes também queixam-se de dores a relação pela penetração dos lábios proeminentes durante o ato sexual.

PERINEOPLASTIA

Esse procedimento cirúrgico tem como objetivo reconstruir a Região perineal. Em decorrência do parto vaginal, no momento da passagem do bebê, pode ocorrer uma ruptura muscular ocasionando uma ruptura perineal, além do incômodo estético, muitas mulheres reclamam de frouxidão vaginal ou de sentir a “vagina larga”. Sendo assim, o objetivo principal da perineoplastia, é restabelecer a anatomia normal da vulva, com harmonia entre o tamanho do hiato genital (medida da entrada da vagina) e o corpo perineal.Por reduzir abertura da entrada da vagina e fortalecer os músculos do assoalho pélvico, é comum as mulheres observarem uma melhora a função sexual após a cirurgia.

Cirurgia íntima: conforto e segurança para mulheres!

Quando é necessário fazer uma cirurgia íntima?

Estes são procedimentos que a necessidade e a indicação, na maioria das vezes, vem da própria paciente. Ou seja, a paciente está incomodada com algo, como a assimetria ou hipertrofia dos lábios, por exemplo, e busca uma avaliação a fim de resolver o problema.

Contudo, algumas razões comuns para realizar uma cirurgia íntima feminina incluem desconforto físico ou desconforto emocional em relação à aparência dos genitais, dor ou desconforto nas práticas esportivas e disfunção sexual.

Assim, as principais situações que levam as mulheres a procurarem um procedimento cirúrgico nos genitais são:

- Hipertrofia dos lábios internos (pequenos lábios);

- Excesso de pele no capuz (prepúcio) do clitóris;

- Desconforto ou dor durante as relações sexuais;

- Rotura de corpo perineal;

- Sensação de vagina larga;

- Flacidez dos grandes lábios (lábios externos).

Cuidados Pré e Pós a Cirurgia Íntima Feminina

Os cuidados pré e pós-operatórios da cirurgia íntima feminina variam conforme o procedimento. Em geral, é importante seguir as instruções do médico cuidadosamente, principalmente com relação à abstinência de relações sexuais e de atividade física, que devem ser evitadas durante um período especificado, que varia de 7 a 45 dias dependendo do procedimento realizado.

Além disso, o uso de compressas geladas, além de medicamentos prescritos pelo médico para aliviar a dor costumam ser recomendados. Por fim, deve-se manter limpa e seca a área da cirurgia, bem como preferir usar roupas íntimas confortáveis e soltas durante o período de recuperação.

Quais são os Riscos da Cirurgia Íntima?

As cirurgias citadas anteriormente são procedimentos de pequeno porte e por isso é incomum haver complicações quando realizadas por médicos ginecologistas experientes e com formação específica na área.

Em geral, os riscos associados à cirurgia íntima feminina podem incluir infecção, sangramento, reações adversas à anestesia e deiscência de sutura (abrir os pontos) – tal como em qualquer outro procedimento cirúrgico – bem como pequenas assimetrias dos lábios.

Assim, após o procedimento é fundamental seguir as orientações do ginecologista e evitar fumar, além de comparecer às consultas de acompanhamento para monitorar a recuperação e avaliar os resultados. E se, mesmo assim ocorrer alguma intercorrência, é possível realizar um retoque da cirurgia para obter o resultado desejado.

Vantagens da cirurgia íntima feminina

As vantagens da cirurgia íntima feminina estão relacionadas tanto com a questão estética, quanto com a saúde, e, portanto, melhoram a qualidade de vida da mulher. Dentre elas, pode-se citar:

- Aumento da autoestima e autoconfiança;

- Melhora da qualidade de vida e do bem-estar físico e emocional;

- Alívio do desconforto físico;

- Melhora da aparência estética;

- Melhora da higiene;

- Aumento do prazer sexual;

- Redução de infecções recorrentes.

No entanto, para que as expectativas da cirurgia íntima feminina sejam atendidas ou até superadas, é importante escolher um ginecologista qualificado e experiente para realizar o seu procedimento.

Resultados após a cirurgia íntima Os resultados após o procedimento variam conforme a cirurgia realizada e as necessidades individuais da paciente, mas geralmente os resultados da cirurgia íntima feminina já são visíveis após o primeiro mês. Porém, vale lembrar que a cicatriz segue melhorando e a resultado estético final será em 9 a 12 meses após o procedimento.

De qualquer forma é importante reforçar que as expectativas dos resultados devem ser alinhadas com o médico responsável pelo procedimento, pois depende da anatomia de cada paciente. Por isso, é importante pedir para o cirurgião comparar imagens de antes e depois para que se tenha uma ideia dos resultados.