Cuidados Pré e Pós a Cirurgia Íntima Feminina
Os cuidados pré e pós-operatórios da cirurgia íntima feminina variam conforme o procedimento. Em geral, é importante seguir as instruções do médico cuidadosamente, principalmente com relação à abstinência de relações sexuais e de atividade física, que devem ser evitadas durante um período especificado, que varia de 7 a 45 dias dependendo do procedimento realizado.
Além disso, o uso de compressas geladas, além de medicamentos prescritos pelo médico para aliviar a dor costumam ser recomendados. Por fim, deve-se manter limpa e seca a área da cirurgia, bem como preferir usar roupas íntimas confortáveis e soltas durante o período de recuperação.
Quais são os Riscos da Cirurgia Íntima?
As cirurgias citadas anteriormente são procedimentos de pequeno porte e por isso é incomum haver complicações quando realizadas por médicos ginecologistas experientes e com formação específica na área.
Em geral, os riscos associados à cirurgia íntima feminina podem incluir infecção, sangramento, reações adversas à anestesia e deiscência de sutura (abrir os pontos) – tal como em qualquer outro procedimento cirúrgico – bem como pequenas assimetrias dos lábios.
Assim, após o procedimento é fundamental seguir as orientações do ginecologista e evitar fumar, além de comparecer às consultas de acompanhamento para monitorar a recuperação e avaliar os resultados. E se, mesmo assim ocorrer alguma intercorrência, é possível realizar um retoque da cirurgia para obter o resultado desejado.