O médico ginecologista é responsável pela avaliação em caráter preventivo, através de exames ginecológicos ou em decorrência de alguma queixa feminina, para diagnosticar, prevenir e tratar patologias do sistema reprodutor feminino. Elas ocorrem normalmente, após o início da vida menstrual (menarca). Os exames realizados no consultório, são: exames ginecológicos, coleta de papanicolau, HPV, DST, ultrassonografia, exames mamários e exame clínico.
Diagnóstico através de anamnese e exames complementares, para identificar os períodos de climatério e menopausa. Com sua correção terapêutica quando indicado e necessária, melhora a qualidade de vida e a longevidade feminina. A profilaxia e prevenção de doenças comuns, neste período, com diagnóstico precoce e acompanhamento, são fundamentais para o tratamento.
São procedimentos realizados para o tratamento de problemas no aparelho reprodutor feminino, podendo ser convencionais ou minimamente invasivas.
As cirurgias minimamente invasivas são:
ㅤ✦ Videohisteroscopia: importante no tratamento de problemas na cavidade uterina, como pólipos, miomas submucoso, sangramentos anormais, extração de dispositivo intra-uterino, etc;
ㅤ✦ Videolaparoscopia: procedimento realizado através de endocâmera intra abdominal, para o tratamento de doenças no aparelho genital feminino (útero, trompas, ovário, bexiga), temos como exemplo a retirada de útero (histerectomia), miomas, tratamento da endometriose (superficial e profunda), retirada de tumores e cistos ovarianos, tratamento de aderências (tubárias, intestinais) etc …
As cirurgias convencionais são:
ㅤ✦ Abdomino pélvicas: Tumores uterinos e ovarianos de grande volume, neoplasias ginecológicas, miomas múltiplos, endometriose avançada, correção de incontinência urinária por via alta, histerectomias com úteros superiores a 800 cc;
ㅤ✦ Perineais e vaginais: utilizadas para a reparação da anatomia na região genital externa, como: perineoplastia, correção de incontinência urinária, labioplastia ou ninfoplastia (cirurgia íntima), retirada de cisto de bartholim (bartholinite).
São utilizados como métodos de anticoncepção de longa duração, sendo indicados conforme a necessidade de cada paciente, sendo que a comodidade e segurança são seus grandes aliados.
ㅤ✦ Implanom: Implante subcutâneo, colocado no braço, sob a pele, sendo um procedimento realizado em consultório, com anestesia local e de fácil realização, sua durabilidade é de até 3 anos, com eficácia superior a 99%, com retorno da fertilidade de forma plena, após sua remoção.
ㅤ✦ Dispositivo Intra-uterino Hormonal: São implantes colocados dentro do útero, normalmente no consultório, podendo também ser realizado no hospital, com duração de até 5 anos, agindo na melhora dos quadros de cólica e sangramento menstrual aumentados, também apresenta retorno à fertilidade, após sua remoção.
ㅤ✦ Dispositivo Intra-uterino de Cobre e de Prata: São dispositivos metálicos, colocados dentro do útero, com a função de anticoncepção através de uma barreira espermaticida criada pelos sais metálicos, com durabilidade média de 5 anos, sem interferência no ciclo hormonal da paciente.
Estes métodos são todos extremamente seguros, não causam abortamento ou infertilidade.
O diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissível, como HPV, Clamídia, Ureoplasma, Micoplasma e Neisseria, deve-se dar através de orientação terapêutica, indicação de vacinas e realização de procedimentos invasivos (cauterização, CAAF, exérese de lesões, aplicação de ácido tricloroacético).
Visa reestabelecer o trofismo e aspecto jovial da região genital, estimulando o colágeno (com laser ou Fraxx), fazendo preenchimento (com substâncias como a hialuronidase) e melhorando a sensibilidade genital, seu aspecto estético, levando a um ganho significativo nas funções sexuais.
Emitimos Nota Fiscal, e auxiliamos no processo de solicitação e recebimento do seu reembolso, junto a seu seguro saúde.