Notícias

Vascular - Clínica Doutor Dorgan

Vascular

O sistema vascular é uma peça-chave do funcionamento do corpo humano. Por isso a importância de uma especialidade médica como a angiologia. Ela é uma área da medicina responsável por estudar e tratar patologias do sistema circulatório, ou seja, que afetam artérias, veias e vasos linfáticos. Existem diversas formas de tratamento propostos pela angiologia, todos eles clínicos. São indicados remédios, dietas e atividades físicas, além da utilização de meias compressivas.
Um dos problemas mais comuns relacionados à angiologia são as varizes.
Quando esses problemas não podem ser resolvidos clinicamente, é aí que entra a cirurgia vascular. A área é bem parecida com a angiologia, mas sua abordagem é mais voltada para os meios cirúrgicos. O tratamento cirúrgico deve ser realizado quando se mostra superior e mais efetivo em comparação ao clínico. Algumas cirurgias ainda são consideradas de grande porte, como as correções de grandes aneurismas. “Com o avanço da tecnologia e, principalmente, com a disseminação das técnicas endovasculares, em que dispositivos são liberados dentro dos vasos por via percutânea, as taxas de sucesso estão cada vez maiores e os riscos, cada vez menores”.
Vale lembrar também que o acompanhamento de um angiologista, com a realização de exames de acordo com os fatores de riscos dos pacientes, são fundamentais na prevenção dos casos de acidente vascular cerebral, o AVC. “Grande parte dos AVCs são de etiologia isquêmica e causados por alterações nas artérias carótidas. A investigação da doença carotídea é obrigatória na população acima dos 40 anos”.
Os principais sintomas que chegam aos consultórios são dor e inchaços nos membros. Alteração de temperatura, formigamento e dificuldade para caminhar. É a partir desses sinais que você deve procurar o médico especialista, para então ser feito o correto diagnóstico.

Open chat
Precisa de Ajuda?