Videocirurgia

A Videocirurgia ou Laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, na qual o cirurgião utiliza instrumentais próprios, tais como: pinças, trocateres, grampeadores, afastadores, câmeras de alta definição para realizar um procedimento cirúrgico em uma cavidade natural, previamente insuflada com gás carbônico. As vantagens de tal procedimento, inclui entre outras a diminuição do tempo de hospitalização e recuperação pós operatória.

ENDOMETRIOSE

A endometriose é uma doença que afeta milhares de mulheres e se caracteriza pela presença do endométrio fora da cavidade uterina. Os sintomas mais comuns são: cólicas menstruais intensas, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, dores na região pélvica, fluxo menstrual intenso ou irregular, dificuldade para engravidar ou infertilidade.

O tratamento para problemas como endometriose e miomas é a videolaparoscopia, que consiste em uma cirurgia minimamente invasiva. É feito um corte mínimo, de normalmente 10mm, no umbigo ou na virilha, e mais dois na parede abdominal. Há uma microcâmera junto do aparelho utilizado, e é ela que possibilita a visão dos órgãos e a cauterização da endometriose ou retirada dos miomas. Entre as inúmeras vantagens desse procedimento estão o menor tempo de internação, cicatrizes menores e menor risco de infecções.